top of page

O que é meditação em Astrologia Védica?


Uma enorme montanha encoberta pela neve, como a cordilheira dos Himalayas, a que pode nos conduzir? Poderia conduzir a uma única e singular presença da existência e profunda reflexão da vida? A resposta é sim. Aquele paredão branco de exuberante imponência da natureza pode nos conduzir para o estado de alerta e simultaneamente despertar a apreciação de sua beleza. Sua respiração terá que estar focada nestes quatro ou cinco mil metros de altitude. Haveria clareza em sua mente? Talvez limpeza.

Este tipo de experiência relacionada com a casa doze em Astrologia Védica, seria uma experiência que está composta de que elementos? Terra, água, fogo ou ar?

A casa doze está relacionada a Moksha, ou seja, liberação. Então, teríamos uma casa relacionada a um retiro espiritual. Se visitássemos a Índia, tendo diferentes elementos nas casas de Moksha, ou seja, casas quatro, oito e doze, que tipos de práticas espirituais ou sadhana, meu mapa indicaria ao visitar a Índia? Se o elemento fosse água, a curiosidade poderia estar em investigar os banhos nos rios Yamuna, Ganges ou Narmada. E, se fosse o elemento terra? Naturalmente poderia nos conduzir para as belas florestas. E, no caso do elemento ser ar? A fala ou a língua poderia ecoar nos pensamentos. E, por fim, se o elemento fosse fosse fogo? Se estivesse em Áries poderia indicar ação, exploração, etc. Se fosse Leão seria diferente de elemento fogo em Sagitário. O conhecimento destas pequenas coisas podem nos conduzir a grandes descobertas sobre nós numa terra de karma phala, ou seja, um solo indicado para a prática de sadhana.

Meditação em sânscrito advém da palavra dhyana. Não é algo tão simples.

Como poderia ser um vislumbre de prema, sintonizar com a energia do amor através da meditação? Srila Bhaktivinoda explica os passos no início do capítulo 40 do Jaiva-Dharma, com muita clareza:

  1. ouvir;

  2. estágio de aceitação do que está se ouvindo;

  3. lembrar;

  4. bhava, emoção espiritual;

  5. prema, o despertar do amor transcendental

Por esta e outras razões ouvir o Srimad Bhagavatam é muito precioso.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page