Nascer e Morrer em Ekadashi Tithi
Atualizado: 12 de jun. de 2022

De acordo com as crenças hindus a morte é uma transmigração da alma. O que ocorre se a pessoa deixa a vida em um ekadashi?
Era o ano de 2000 e eu estava em um ashram na Índia. Naquele dia de ekadashi eu estava dormindo em Sri Radha Kunda, próximo a cidade de Govardhana. Logo pela manhã cedinho chegou a notícia de que um mahant de um ashram havia abandonado seu corpo em um dia de ekadashi. Fomos convidados para cerimônia e quando lá chegamos, seu corpo já estava preparado num palanquim para uma peregrinação pelos quatro cantos do ashram, logo depois preparam seu corpo com elementos ritualísticos, próprios para a cremação. Não havia nenhuma lágrima, a maioria das pessoas cantavam mantras para a boa vigem daquela alma ou simplesmente expressavam sua gratidão por àquela maravilhosa existência e presença neste planeta. Foi então, que alguém me disse que pessoas que partem em ekadashi são muito sortudas ou muito elevadas, não voltam mais a nascer neste mundo, pois alcançam salvação, ou seja, as pessoas tem uma união com Deus.
Mas, o que ocorre quando alguém nasce em ekadashi? As escrituras declaram que esta pessoa será próspera, piedosa, inteligente, honrada, abençoada e focada. Também, terá habilidade para negociações, será firme e verdadeira. Mas, afinal, o que é ekadashi? Como posso saber se alguém nasceu em ekadashi tithi?
Para encontrar o dia de ekadashi devemos encontrar a lua cheia ou a lua nova. O dia seguinte à lua nova ou cheia, contamos como primeiro dia. O décimo-primeiro dia após a lua cheia ou nova será o dia de ekadashi.
O respeito à vida e a Bhagavan, são intrínsecos na cultura dos Vedas. Por, isso não é dado o direito de tirar nenhuma vida, pois ocorre a separação da alma individual e da Superalma, ou seja, de Deus. A morte intencional ocasiona a separação e karma.