Maraka

Makara significa crocodilo e também é o que é traduzido da Astrologia Védica como capricórnio. Capricórnio está relacionado com o tempo da morte. Maraka, por sua vez, são os planetas que ocasionam a morte.
Este texto vem à luz devido a questionamentos de alguém do grupo nagamani com relação a morte de uma senhora por ataque de animais. Aquela senhora não merecia àquele fim, podemos pensar. Mas, vamos investigar o que a Astrologia Védica pode nos elucidar a respeito disto. A princípio estávamos entre dois eclipses, portanto sob o efeito de eclipses. Com relação a nakshatra podemos ver claramente que não há uma relação com a nakshatra, pois não era nem uma nakshatra feroz e nem cruel. As nakshatras ferozes podem ocasionar morte e ações agressivas conduzindo a morte. As nakshatras cruéis tem uma natureza agressiva e podem levar a morte.
No Brihat Parashara de Parashara Muni encontramos nos avasthas (influências específicas) de Saturno o medo de animais. Mas, não ataque de animais.
Com relação aos planetas, o único planeta capaz de ocasionar tamanho estrago é o Marte. E, naquele dia Marte estava em Gêmeos, em inimizade planetária e Rahu estava em Áries, o signo regido por Marte. A única explicação plausível é Rahu em Áries, a princípio, sem analisar o mapa da pessoa que transmigrou a alma naquele momento. Entretanto, Rahu está relacionado com o karma e a estrela nakshatra estava em Revati, mostrando um final de ciclo de 1008 luas nesta terra. Segundo Sadhguru, esta alma não volta tão cedo para este mundo.
A estrela nakshatra Revati é regida por Mercúrio e estava no quarto pada regida por Júpiter, um bom planeta. Quanto a configuração do universo, estava tudo muito bem, parece ter sido bem receptiva após a partida. Naquele dia Sol, Mercúrio e Vênus estavam afetados pela conjunção com Ketu. É algo particular, pertencente ao karma da pessoa, mesmo. São mistérios profundos de uma existência.
A Cultura Védica tem um ritual de passagem para as almas que deixam seus corpos nesta terra e durante a cerimônia de fogo o sacerdote traz esta alma onde quer que esteja neste universo, para oferecer a ela todas as honras do ritual de passagem para que fique bem.