top of page

Atmakaraka e Estado de Alerta


Uma das qualidades de Mercúrio é o estado de alerta. Quando Mercúrio é o Atmakaraka, indicador de sua alma, como se manifesta o estado de alerta? O Atmakaraka está sempre presente. Vamos narrar um episódio fictício para ilustrar este estado de alerta.

Era 2011, a maior parte das pessoas achavam que o mundo iria acabar em 2012 ou alguma coisa iria acontecer diferente no Brasil. Jang Patni estava na Índia, próxima a uma rua chamada Sunrakh Road. O calor beirava cinquenta graus, por volta das dez da manhã. J. Patni viu um sujeito estirado no chão e parecia que ele estava bêbado. Observou e seguiu para Radha Kripa Road para almoçar com os amigos. Depois de uma hora e meia, retornou pela mesma rua, naquele calor escaldante na Índia, em Uttar Pradesh. Aquele homem continuava no sol escaldante e estava quase agonizando, não bêbado, apenas havia apanhado a noite inteira de pessoas que não conseguiam aceitar suas vestes e seu comportamento. Bateram nele e jogaram-no na porta do templo para todos verem. Pessoas que não queriam se envolver jogaram-no longe do templo para a administração não ter problemas com estrangeiro. Na mesma hora em que viu aquela alma agonizando diante de si, J. Patni gritou, pediu ajuda. Ela sabia que se a pessoa morresse em Vrindavana poderia alcançar algo especial, mas não inconsciente, em sofrimento e ignorância.

- Precisamos levá-lo daqui para o hospital agora! Alguém tem água?, disse J. Patni em tom de desespero e surpresa por tamanha violência.

- Nós levamos ele para o hospital, agora!, aquela rapidez mais parecia uma desova do que propriamente um auxílio.

- Não! Quem conhece ele aqui? , disse j. Patni.

- Ele é russo, eu conheço ele!, disse uma senhora.

- Você pode assegurar que pode ir até ao hospital com ele?, disse J. Patni.

-Sim, disse a senhora russa.

Alguns meses depois J. Patni viu o rapaz passando pela rua ainda vivo.

Nesta estória há dois aspectos de aprendizado: um relacionado a Astrologia Védica e outro nos faz refletir sobre a Cultura Védica.

Mercúrio, Atmakaraka, naquela ocasião estava mostrando como seria o período (mahadasha) de Saturno, cheio de punições, de misericórdia e mostrando, principalmente o comportamento dos bandidos que sempre voltam ao lugar do crime para a obtenção de sucesso de suas transgressões.

Esta estória nos faz refletir se devemos seguir os Vedas (os srutis) ou os smritis, compilações advindas dos Vedas, Devemos seguir os Vedas, os Vedas são superiores, como na passagem do Atharva Veda 10.1.29: "Matar pessoas inocentes é um grande erro, como também matar os animais e os homens." O que dizer de querer apagar os vaishnavas, pessoas que têm a realização de Deus implícita em suas almas? Então, as ações de tais pessoas agressivas são motivadas pelos gunas, como estudado no ayurveda nos dias de hoje, ou seja, por emoções e crenças temporárias, como animais selvagens.

O Atmakaraka sempre nos alerta, sempre. Devemos estar atentos aos sinais.

18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page